Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Disturbios Alimentares


Atualmente já se descreve o que poderia ser chamado de comportamento de risco para desenvolver um distúrbio alimentar. Em geral, os pacientes bulémicos ou anoréticos, muito antes da doença estabelecida, já apresentavam alguma alteração emocional e do comportamento.



Emocionalmente esses pacientes de risco apresentavam alguma crítica constante a alguma parte do corpo, insatisfação com o peso, enfim, alguma alteração na percepção corporal (Dismorfia) com diminuição gradativa de suas atividades sociais. Comportamentalmente, apresentavam hábito de fazer dieta mesmo quando o peso estava proporcional é estatura e, mesmo ao perderem peso, continuavam com a dieta (Fisher, 1995). é importante lembrar que todas essas modalidades de comportamento são de avaliação muito difícil quando se trata de adolescente, visto que nessa faixa etária, o isolamento, os problemas de relacionamento, a preocupação e vergonha com o corpo, a distorção da auto-imagem, aumento do apetite, modismos alimentares, etc., são característicos e esperados, fazendo parte da chamada Síndrome da Adolescéncia Normal (Referéncia).


Na psiquiatria, diferentemente do que acontece na obstetrícia, onde a pessoa ou está ou não está grávida, podemos encontrar alterações em graus variados. é como se a pessoa pudesse estar muito grávida ou pouco grávida. E assim acontece com as alterações da auto-imagem corporal.


Sabemos que para se desenvolver a Anorexia Nervosa e a Bulimia é necessário que o paciente experimente antes a Dismorfia Corporal. A característica essencial da a Dismorfia Corporal (Transtorno Dismórfico Corporal pela CID.10 e DISM.IV ou, historicamente, Dismorfofobia) é uma preocupação com algum aspecto na aparéncia, sendo este aspecto obsessivamente imaginado ou, se realmente houver algo presente, a preocupação sobre isso é acentuadamente excessiva e desproporcional. Essa preocupação exagerada causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento sócio-ocupacional.


Mas, como vimos antes, sendo a psiquiatria uma área caracteristicamente pautada em graus de variações em suas alterações, a Dismorfia Corporal pode ser leve, moderada e grave. Para alterações na Conduta Alimentar é necessário que a pessoa tenha uma auto-imagem alterada quantitativamente ou qualitativamente. Pode estar se achando muito gorda, quando na realidade seria apenas cheinha, pode estar se vendo apenas gorda, quando na realidade é normal ou até magra, enfim, pode estar se vendo (e sentindo) distante de algum padrão ideal de configuração.


Sinais de alerta


Atualmente já se descreve o que poderia ser chamado de "comportamento de risco" para desenvolver um distúrbio alimentar. Em geral, os pacientes bulémicos ou anoréticos, muito antes da doença estabelecida, já apresentavam alguma alteração do comportamento: hábito de fazer dieta mesmo quando o peso é proporcional a estatura, crítica constante a alguma parte do corpo, e insatisfação, mesmo ao perderem peso, com diminuição gradativa de suas atividades sociais.


É importante lembrar que todas essas modalidades de comportamento são de avaliação muito difícil quando se trata de adolescente, visto que nessa faixa etária, isolamento, problemas de relacionamento, preocupação com o corpo, distorção da auto-imagem, aumento do apetite, modismos alimentares, etc., são característicos e esperados, fazendo parte da chamada "Síndrome da adolescéncia normal".


No que diz respeito á imagem corporal e propensão aos Transtornos Alimentares, numerosas investigações tém documentado o importantíssimo papel da auto-avaliação e da insatisfação da pessoa sobre sua imagem corporal (Cooper et al, 1997). Os estudos indicam também que as alterações da imagem corporal podem ser a causa de problemas emocionais importantes na adolescéncia e início da juventude (Cash et al, 1989), podendo atuar como um fator de risco predisponente, precipitante ou mantenedor dos Transtornos da Conduta Alimentar.


Veja artigo de Farias NMF, Alves AMP, Morishita R, Farias MA, Vitalle MS, Gouveia GR, Fisberg M, Wehba J, Medeiros EHGR.


Referéncias:


Ballone GJ - Transtornos Alimentares em Adolescentes - in. PsiqWeb, Internet, disponível em revisto em 2003

O poder da mastigação



Comer sem pressa, conforme a sabedoria oriental e os especialistas ocidentais, pode ser o caminho para a magreza constante.



Além de prejudicar a digestão, engolir a comida sem mastigar direito também pode agravar o problema para os que já apresentam tendência a engordar. O que a princípio depende do que se come. A mastigação lenta permite que as enzimas digestivas tenham mais tempo para metabolizar os alimentos. Será então preciso discernir entre alimentos pouco calóricos e hipercalóricos. No segundo caso, eles também serão mais bem absorvidos. E a resposta aparecerá na balança.


Comer depois que o sol se põe, e depois , para quem tem tendência a engordar por apresentar um defeito genético , ocorre a produção em seu estômago, pâncreas, fígado e parte do intestino delgado de uma pequena molécula que ativa um neuropeptídeo chama Y (NPY). No cérebro, este neuropeptídeo inibe a liberação do hormônio de crescimento. Isso é importante porque, em adultos que já completaram o crescimento, este hormônio tem outras funções, entre elas a de agir como neurohormônio que atua no metabolismo durante o sono. Então, quanto maior a ativação de NPY, maior a vontade de comer doces á noite e menor a liberação de hormônio de crescimento. Consequentemente, também é menor a termogênese noturna, ou seja a capacidade de o organismo queimar calorias para funcionar em repouso. Com isso, todas as calorias que lhe sobraram do metabolismo diário passam a se incorporar aos tecidos. E o obeso engorda dormindo.


Quem come devagar não repete o prato


É bom lembrar que mastigar mal ou não mastigar o que se come também ativa o NPY. A saliva é bem mais do que um mero lubrificante para fazer descer os alimentos pelo tubo digestivo. A mastigação é a primeira fase da digestão, a trituração mecânica dos alimentos, em que eles recebem uma carga de digestivos pela saliva. O processo é fundamental também por um motivo obvio: quanto mais tempo leva a mastigação, mais tempo terá o alimento a gotejar liquefeito no estômago. Isso dá tempo ao cperebro de receber o estímulo e enviar sua mensagem de saciedade - o que leva um mínimo de 15 minutos. Quem come devagar também quase nunca passa do primeiro prato, dificilmente repete.


Uma dica prática para se forçar a comer devagar é descansar os talheres enquanto se está mastigando.

Cerveja dá barriga?



A cerveja é uma bebida fermentada que, quando consumida em excesso, leva à formação de gases com conseqüente distensão abdominal, dando origem à famosa, deselegante, protuberante e odiada "barriguinha".



Apesar de ser uma bebida com baixo teor alcoólico -- 1 latinha de cerveja tem em média 6% de álcool e por volta de 130 calorias é a bebida eleita pelo brasileiro que por sua vez acaba exagerando na dose e consumindo além da conta.


Uma cervejinha não tira ninguém da linha mas sem dúvida, não há abdómen que resista à elegância.


Principalmente quando acompanhada pelos engordurados e "engordativos" petiscos (salaminho, provolone, pastéizinhos, croquetes, amendoins, pistaches, castanhas e outros).


Em contrapartida, tomar cerveja de estômago vazio provoca hipoglicemia (baixas taxas de açúcar no sangue) com sintomas de palidez, tontura, fraqueza e mal estar geral.


Extrapolar no consumo da cervejinha, ou qualquer outra bebida alcoólica, leva nosso corpo a buscar e priorizar mecanismos de desintoxicação para a eliminação do etanol (álcool) com conseqüente prejuízo no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Esse desvio no metabolismo proporciona o acúmulo de energia sob a forma de gordura corporal (barriguinha, barrigona, pneuzinhos e todas as formas de "gordurinhas").


Cada grama de álcool fornece 7 calorias, quase a quantidade de 1 grama de gordura (9 kcal). Com o agravante que as bebidas alcoólicas não fornecem nenhum nutriente de significativa relevância, apenas energia.


Excesso de energia, sem gasto, acumula-se sob a forma de gordura corporal, que nos homens ocorre mais na região abdominal (tipo andróide) e nas mulheres mais na região dos quadris e glúteos (tipo ginecóide). Apesar de também estar presente o tipo andróide nas mulheres.


Hoje, sabe-se que o excesso de gordura na região abdominal, independente do fator estético, tem estreita relação com o aumento de riscos para o desenvolvimento das doenças do coração.


Outro detalhe que merece ser lembrado é que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a diurese e a desidratação, levando com isso é perda de importantes vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) e minerais como cálcio, zinco e magnésio.


Bem, vale ressaltar que tudo na vida necessita de um certo equilíbrio, e com certeza não é apenas a cerveja a causadora dos famosos "pneuzinhos".Mas que ela pode ser um fator relevante, isso é sim. Lembremos que até a composição da cerveja leva uma forma de açúcar, ou seja, carboidrato, e o mesmo em excesso se transforma em formas lipídicas de energia, mas em excesso, ou seja, comer mais do que gastar!!


Bióloga: Danielly Mesquita

ERVA MATE





Analises e estudos sobre a erva-mate tem revelado uma composição que identifica diversas propriedades beneficas ao ser humano, pois o produto contem: alcaloides (cafeia, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (acidos folico e cafeico), vitaminas (A, B1, B2, C e E), sais minerais (aluminio, calcio, fosforo, ferro, magnésio, manganes e potassio), proteinas (aminoacidos essenciais), glicidios (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipidios (oleos essenciais e substancias), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas. Por isso a erva-mate é considerada "um alimento quase completo, pois contém a maioria dos nutrientes necessarios ao nosso organismo".


O consumo da erva-mate está ligado ao poder que ela tem de estimular a atividade fisica e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e musculos, combatendo a fadiga, a sede e a fome, sem deixar efeitos colaterais como insonia e irritabilidade. A erva tambem atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardiaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um utimo remedio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.


O Instituto Pasteur e a Sociedade Cientifica de Paris fez um estudo sobre o mate e relatou descobertas "nada menos inacreditaveis". Os pesquisadores concluiram que o mate contem praticamente todas as vitaminas necessarias para sustentar a vida. O estudo tambem relatou que "é dificil encontrar uma planta em qualquer lugar do mundo que se iguale ao valor nutricional do mate".


Para se preparar um delicioso mate, primeiro voce deve preparar o tradicional mate puro que é a base para todas as receitas abaixo. Importante: em todas as receitas não esqueça que o mate deve estar gelado, adicione açucar a gosto e tem que liquidificar (bater no liquidificador).


Mate Puro - Coloque 3 colheres de sopa de chá mate tostado em um bule com 1 litro de agua. Apos ferver, aguarde de 10 a 15 minutos até a cor e o aroma ficarem ao seu gosto. Coe e coloque para gelar. Adicione açucar s epreferir.


Mate Cidade 300ml - 50grs. de polpa de maracuja + 30ml de xarope de guarana + 200ml de mate puro.


Beijo na Boca 300ml - 25grs. de polpa de maracuja + 25grs. de polpa de acerola + 210ml de mate puro.


Paixão de Iara 300ml - 25grs. de polpa de maracuja + 25grs. de polpa de manga + 210ml de mate puro Zetti 300ml + 50grs. de polpa de acerola + 30ml de xarope de guarana + 200ml de mate puro. Mate Suiço 300ml - 30ml de suco de limão (diluido 1 parte de limão ) + 2 colheres de sopa de leite condensado + 210ml de mate puro.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cuidados com a alimentação no verão

A alimentação o deve ser sempre planejada conforme com o nosso dia a dia e de acordo com as nossas atividades diarias. Nos dias de clima quente, por exemplo, nãoção e do esforço fisico. Quando se transpira demais, perde-se minerais como potassio, zinco e vitaminas hidrossoluveis como a C e do complexo B. Para a reposição desses nutrientes devemos incluir em nossa dieta alimentos como: grãos integrais, ostras, carne de boi, frango e leite (ricos em zinco), batata, tomate e banana (ricos em potassio), cereais integrais, legumes, figado de boi e carnes vermelhas (ricos em complexo B), frutas citricas e vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C). Entretanto, devemos ter cuidados com a forma de como ingerimos estes alimentos especialmente nesta época as vezes até mesmo febre, são sintomas de uma possivel intoxicação alimentar, doença que nesta época do ano dobra os seus riscos. Isto ocorre porque as melhores condições para a proliferação de bactérias estão em um ambiente quente (até 65C) e úmido, e se isso estiver associado a más condições de higiene e principalmente más condições de armazenamento as chances de um alimento "fazer mal" é muito grande. É isso que faz do verão a Època do ano mais propcia a surtos de doenças veiculadas por alimentos.



Alguns cuidados que devemos ter para evitar estes problemas:


- Lavar muito bem as mãos: antes das refeições, antes de preparar alimentos e principalmente depois de usar o banheiro.


- Cozer bem os alimentos e resfriá-los o mais rápido possivel.


- Não usar os mesmos utensilios para preparar alimentos crús e cozidos.


- Lavar bem as tábuas de carne antes de cortar sobre elas alimentos cozidos, ou qualquer outro tipo de alimento, crú ou cozido.


- Mantenha os alimentos refrigerados. Somente retire do


refrigerador os alimentos nas quantidades que for realmente consumir e evite deixar alimentos após o preparo fora da geladeira.


- Evite alimentos de facil contaminação como ovo, maionese e molhos, que são frequentemente expostos em ambiente que não o refrigerado.


- Na praia, o cuidado deve ser o mesmo, evite queijos, camarão e sanduiches com maionese que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração.


- Procure consumir agua preferencialmente mineral, especialmente durante a pratica de atividade fisica para evitar os riscos de contaminação e desidratação.

Ginástica para o cérebro



Trocar de mão para escovar os dentes. É bom para o cérebro. O simples gesto de trocar de mão para escovar os dentes, contrariando a rotina e obrigando estimulação do cérebro, é uma nova tecnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercicio de NEURÓBICA. Uma descoberta dentro da Neurociência vem revelar que o cerebro mantém a capacidade extraordinéria de crescer e mudar o padrão de suas conexçôes. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam que NEURÒBICA, a "aeróbica dos neurônios", é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cerebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neuronios em seu cerebro. Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cerebro. Para contrariar essa tendencia, é necessário praticar exercicios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEUROBICA é fazer tudo aquilo que contraria



as rotinas, obrigando o cerebro a um trabalho adicional. Tente fazer um teste:


- Use o relógio de pulso no braço direito


- Escove os dentes com a mão contrária da de costume


- Ande pela casa de trás para frente


- Vista-se de olhos fechados


- Estimule o paladar, coma coisas diferentes


- Veja fotos de cabeça para baixo


- Veja as horas num espelho


- Faça um novo caminho para ir ao trabalho

Homem X Trabalho

Desde que abandonou a vida primitiva, o homem vem modificando intensamente o ambiente em que vive. Nesse processo houve alteração de hábitos alimentares pela introdução de substâncias tóxicas, alimentos excessivamente processados, irradiados, geneticamente alterados, alám de consumo exagerado de gorduras, açúcares e sódio. Esta mudança tem acarretado ao organismo muitos problemas a sua saúde, como o aumento dos radicais livres, colesterol e glicemia, levando a danos na saúde mental e física como o aumento do estresse e da obesidade.



Atualmente, o homem vem pouco a pouco, modificando hábitos alimentares e de vida com a má alimentação e o sedentarismo, dando origem a doenças de forma cada vez mais precoce como por exemplo o diabetes infantil.


Estas doenças podem ser evitadas se o homem cultivar e mantiver alguns hábitos de vida. Por exemplo, na mesa do brasileiro, o mais conhecido arroz feijão, vem sendo substituído cada vez mais por alimentos mais calóricos e menos nutritivos como massas e pratos que contém gorduras saturadas em excesso. Esta mudança, bem como os fast food, propiciam uma alimentação menos saudável, pois, o arroz com feijão, é uma combinação completa de proteinas vegetais que contém aminoácidos essenciais, ferro e fibras , além de suprir as necessidades nutricionais, tem poucas calorias.


Estas mudanças alimentares e a correria do dia-a-dia, ocorrem em função da globalização, pelas propagandas que induzem o consumo exagerado, tornando as mudanças em nossas vidas , quase inevitáveis. Porém, se não cuidarmos da nossa saúde que começa na mesa, no café da manhã, no almoço e jantar, de nada adiantará fazermos parte da correria do presente, se o futuro será curto pelo desenvolvimento precoce de doenças ocasionadas pelo descuido alimentar, fisico e mental.


Para evitar este mal, é importante que sejamos um pouco mais conservadores na nossa alimentação, procurando manter tradições alimentares como nosso prato principal (arroz com feijão) deixando os pratos mais calóricos para o fim de semana; bem como, reservar um tempo para uma atividade de lazer com a familia e para si.


Não podemos parar o tempo para nós, mas, podemos conseguir através da organização e planejamento, separar nossas atividades e escolhas, porque o trabalho é fruto do nosso esforço e não o contrário. Trabalhamos para sobreviver e não sobrevivemos para trabalhar. Por mais importante que seja o nosso ganha pão, você é seu bem mais precioso... cuide de sua saude e planeje o seu dia-dia com sabedoria.


Nutricionista: Ana Paula Souza CRN 2556